Neste post, conheça a importância da documentação ortodôntica, do que se trata, como ela é feita e para que serve. Confira!

O que é Documentação Ortodôntica
Em resumo, trata-se do conjunto de exames, geralmente de imagem, que ajuda o profissional a diagnosticar algum problema, a fim de que ele possa estudar quais os tratamentos adequados ao paciente.
A documentação é solicitada, em um primeiro momento, para que seja definida a linha de atuação a
ser seguida pelo dentista. Bastante útil, ela é sempre consultada ao longo do processo, também com a finalidade de verificar a evolução do tratamento.
Como a Documentação Ortodôntica é feita?
Em geral, os dentistas requisitam fotografias intra e extra-orais, modelos de gesso e radiografias, principalmente quando existe a possibilidade do uso de aparelho ortodôntico.
Para a realização dos exames é necessário que o paciente retire todos os metais do pescoço para cima, como brincos, piercings, presilhas, etc.
Não é necessário ter medo dos exames, pois são indolores. Além disso, os resultados do mapeamento oral não demoram a ficar prontos, o que torna o processo ágil.
Qual a importância da Documentação Ortodôntica?
Como já mostrado, os exames de imagem, radiografias, fotografias, medições, gráficos e modelos são registros fundamentais para realizar um tratamento ortodôntico adequado. Ainda, com essa documentação, o ortodontista consegue fazer um verdadeiro mapeamento de eventuais problemas e aspectos individuais.
Isso porque, no decorrer do processo, as estruturas orofaciais do paciente serão movimentadas e, para que o tratamento seja assertivo, é preciso planejamento detalhado da sua condição, além da verificação de aspectos e complicações em locais onde não se pode enxergar com facilidade.
Quais as expectativas a partir da documentação ortodôntica?
A documentação ajuda o profissional a identificar cáries escondidas entre os dentes, perda óssea, fratura dentária, mal-oclusão, entre outras disfunções na boca. Além disso, sem os exames, não é possível encontrar a resolução ideal e a definição do tratamento adequado.
Quais são as vantagens em ter a documentação ortodôntica?
Com toda tecnologia disponível em um exame ortodôntico, a garantia da assertividade de um diagnóstico mais elaborado é bem maior do que a sua ausência. Logo, esse conjunto, representado por radiografia e tomografias, permite a avaliação de assimetrias ou de outras alterações ósseas do paciente.
Para entender as vantagens dessa prática, confira alguns benefícios promovidos pelos exames:
É possível analisar as estruturas anatômicas com clareza em várias imagens;
Utiliza-se de uma tecnologia de ponta para proporcionar mais conforto e segurança ao paciente;
Garante maior objetividade para indicar um tratamento dentário mais adequado à estrutura óssea do paciente.
Quer saber mais sobre a Digilab, exames digitais, diagnósticos, tecnologia radiográfica, parceria e muito mais? Clique nos botões abaixo para entrar em contato conosco.
Comments