Nem sempre o desenvolvimento do nosso corpo acompanha a nossa idade cronológica; às vezes, nossos ossos crescem mais rápido, e em outras crescem um pouco mais lento do que o esperado para a faixa etária. Para saber qual é a maturação dos ossos, fazemos o exame de idade óssea, chamado de Radiografia de mão e punho ou radiografia carpal.
O exame é feito na mão e no punho do paciente. A radiografia pode auxiliar no planejamento de tratamentos ortopédicos e ortodônticos e prevê a curva de crescimento ósseo do individuo.
Para realizar o exame de radiografia carpal, o paciente tem a mão esquerda exposta aos raios X. Pelos resultados é possível analisar o número, formato e espaço entre os ossos.
Entenda o que é a idade óssea e a importância de fazer exames para diagnosticá-la
Como comentamos, nem sempre a idade óssea de uma pessoa acompanha a sua idade cronológica. A radiografia carpal serve justamente para verificar em que estágio de formação estão os dentes e os ossos do indivíduo. Assim, podem ser tomadas as melhores medidas para evitar malformações ou anomalias que gerem problemas no futuro.
É considerado anormal quando a diferença entre a idade cronológica do paciente e a idade óssea supera os dois anos. Em crianças, isto significa que ela entrará mais tarde na puberdade e, portanto, poderá apresentar o estirão puberbal mais tarde. Esta verificação deverá levar a outros diagnósticos que identifiquem a causa primária do problema.
A idade óssea serve para descrever o grau de maturação dos ossos de uma criança. O crescimentos dos ossos, desde o feto até a puberdade que mudam de tamanho e de forma, que podem ser vistos no exame de raio-x. A altura e a idade óssea de uma criança servem para prever a sua altura quando adulta.
Quando se tem uma diferença de 1,5 a 2 anos entre a idade óssea e a idade cronológica, considera-se que sua idade óssea está atrasada. Se a baixa estatura de uma criança é confirmada, solicita-se um exame de idade óssea. Com um exame de raio-x da mão e do punho esquerdo é possível avaliar o nível de maturação dos ossos , podendo-se ter noção do potencial que o paciente ainda tem para crescer.
Na Digilab Radiologia, você tem acesso a esse exame com excelente qualidade, tendo em vista que contamos com equipamentos altamente tecnológicos e profissionais extremamente qualificados.
Para esclarecimentos de dúvidas, informações e agendamentos, entre em contato (41) 3278-2872.
Quer saber mais sobre a Digilab, exames digitais, diagnósticos, tecnologia radiográfica, parceria e muito mais? Clique nos botões abaixo e siga a Clínica Digilab nas redes sociais.
Comments