A tomografia cone beam ou, em português, tomografia computadorizada de feixe cônico, é uma das criações recentes mais importantes para a área da Odontologia. Diferentemente das tradicionais periapical e panorâmica, que fornecem uma imagem em duas dimensões em uma chapa, na cone beam os raios X atravessam o corpo do paciente e projetam imagens em 3D diretamente na tela de um computador.
Essa projeção tridimensional oferece muito mais ferramentas ao profissional e proporciona uma avaliação mais assertiva do tratamento a ser seguido. Por esse motivo, a utilização da tomografia cone beam vem aumentando nos últimos anos, cobrindo as limitações inerentes às imagens em 2D, como a necessidade da sobreposição de imagens, e fornecendo informações mais completas e detalhadas sobre a estrutura dentomaxilofacial do paciente.
Quais as aplicações da tomografia cone beam na Ortodontia?
Pode ser utilizada em diversos ramos da Odontologia, sendo especialmente importante para a Ortodontia, Cirurgia buco maxilo facial e para a Implantodontia.
Existem diversos casos clínicos em que que a tomografia cone beam pode ser utilizada para fornecer uma análise mais segura, precisa e adequada. Uma das suas principais aplicações se dá na avaliação de estruturas dentárias, como reabsorções radiculares, suporte periodontal, dentes retidos e anquilosados, ausências congênitas de dentes, discrepâncias esqueléticas, síndromes, anomalias, traumas, entre outros.
Vale destacar também sua indicação para a análise cefalométrica. Neste caso, o diagnóstico baseado nas imagens tridimensionais se mostra muito mais confiável e completo em relação aos exames tradicionais, garantindo uma representação mais precisa das estruturas anatômicas faciais e menor risco de erros devido à distorção da imagem ou mau posicionamento do paciente, por exemplo.
Dentre as principais vantagens da tomografia cone beam se destaca a menor dose de radiação a que o paciente é submetido quando comparada às tomografias convencionais, uma vez que o tempo de exposição é bastante reduzido: de 6 a 7 segundos, em média.
Além disso, ela também representa uma grande mudança na comunicação entre profissional e pacientes, sendo uma excelente ferramenta para informá-los e educá-los com mais facilidade sobre todo o processo de diagnóstico e tratamento.
Vantagens
Outras vantagens da tomografia computadorizada de feixe cônico são relacionadas ao aspecto tecnológico desse tipo de tomografia. A facilidade de se enviar arquivos e imagens pela internet, por exemplo, tornou possível a realização de avaliações a distância e facilitou a comunicação entre os profissionais da ortodontia e seus colegas.
Além disso, a grande variedade de softwares disponíveis no mercado fornece um série de ferramentas que aumentam o leque de opções do profissional, possibilitando a realização de planejamentos cirúrgicos e simulações ortodôntico-cirúrgicas virtuais, o que garante uma maior previsibilidade nos resultados do tratamento.
Para dúvidas, informações e agendamentos de exames, entre em contato (41) 3278-2872
Comments