O uso de exames de imagens na Odontologia é muito importante para que os dentistas possam analisar os casos dos pacientes de forma minuciosa e propor os melhores tratamentos.
A expressão exame de imagem é bem ampla e serve para nomear todas as técnicas e modalidades para registro de imagens dos pacientes. Algumas delas envolvem os raios-X e outras não.
Existem duas categorias de exames de imagens da Odontologia mais comuns: os extrabucais e os intrabucais. Além disso, também existem as tomografias, as fotos e a documentação ortodôntica.
Exames de imagens na Odontologia extrabucais
Os exames extrabucais, como o próprio nome sugere, são aqueles que captam estruturas de fora da boca do paciente. São eles:
Radiografia panorâmica
A radiografia panorâmica é recomendada para situações em que o dentista precisa obter imagens mais gerais das maxilas e da mandíbula dos pacientes.
Também conhecido como ortopantomografia, esse exame também é usado para avaliar a dentição completa, o posicionamento dos dentes, ausência de elementos dentários etc.
Telerradiografia em norma lateral
Na telerradiografia em norma lateral, é realizado um traçado cefalométrico nos pacientes, captando as imagens laterais da face.
O exame é recomendado para avaliar adenóides, processos patológicos e diferentes tipos de traumatismos.
Telerradiografia póstero-anterior de crânio
Com a telerradiografia póstero-anterior de crânio, o dentista pode avaliar o crescimento lateral do crânio dos pacientes, detectando assim assimetrias, velamentos e anormalidades nos seios da face.
É bastante comum solicitar esse exame quando o paciente vai realizar uma cirurgia ortognática para correção de mordida aberta, por exemplo.
Radiografia de ATM
A radiografia de ATM é solicitada quando o dentista precisa avaliar a articulação temporomandibular e seus contornos anatômicos.
O exame é solicitado para investigação em pacientes com estalos ao abrir a boca, dores de cabeça, zumbido no ouvido e outros sintomas da disfunção na ATM.
Idade óssea
Para avaliação da idade óssea do paciente, é realizada uma radiografia da mão e do punho do paciente.
Essa informação é de grande importância para alguns planejamentos ortodônticas, principalmente em crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento.
Exames de imagens na Odontologia intrabucais
Os exames de imagens intrabucais são aqueles que avaliam os dentes e as estruturas de dentro da boca dos pacientes. Os principais são:
Radiografia periapical
Solicita-se a radiografia periapical quando o dentista precisa visualizar de forma detalhada o ápice radicular e suas possíveis patologias associadas. Além disso, o exame também permite verificar o espaço do ligamento periodontal e a crista óssea alveolar.
Com essa radiografia, o dentista poderá analisar a relação da cronologia da erupção decídua permanente e todas as suas alterações, como cáries, anomalias de desenvolvimento, presença de cistos e corpos estranhos etc.
Radiografia interproximal
Também chamada de bite wing, a radiografia interproximal evidencia as alterações na câmara pulpar, crista alveolar e adaptações marginais de restaurações.
Geralmente, esse exame é solicitado para investigar a presença de cáries e outras doenças relacionadas às coroas dos dentes.
Radiografia oclusal
A radiografia oclusal, na maioria dos casos, é usada como uma complementação, quando é necessário visualizar uma grande área no sentido vestíbulo/palatino/lingual.
O exame é útil para investigar patologias como o posicionamento dos dentes inclusos, por exemplo.
Tomografias
As tomografias são exames de imagem que utilizam um método avançado de aplicação dos raios-X, gerando imagens em três dimensões. Assim, se evitam erros de interpretação por sobreposição.
Atualmente, a tomografia computadorizada do feixe cônico (TCFC) ou cone beam, como também é chamada, é o método mais comum de captar imagens tomográficas.
Entre as principais subcategorias das tomografias estão:
tomografia de ATM;
tomografia para endodontia;
tomografia para implantes;
tomografia para ortodontia;
tomografia para avaliação de terceiros molares;
tomografia para patologia.
Fotos
As fotos servem para avaliar a estética do sorriso do paciente e analisar possíveis assimetrias faciais.
Além disso, por meio das fotografias, o dentista pode acompanhar o planejamento da movimentação dos dentes durante os tratamentos ortodônticos.
As fotos devem ser feitas com uma câmera fotográfica profissional e tratadas por um profissional capacitado.
Documentação ortodôntica
A documentação ortodôntica não é um exame em si, mas sim um conjunto de exames que engloba várias das modalidades anteriormente citadas.
Cada dentista pode solicitar os exames que achar mais necessários para entender os casos de seus pacientes. Entre os que podem ser solicitados estão a radiografia panorâmica, as telerradiografias e as fotos.
Além disso, muitas vezes, os dentistas também solicitam que sejam feitos modelos em gesso ou computadorizados, construídos a partir das imagens coletadas nos exames de raio-X.
Os modelos 3D servem para avaliar a oclusão, ou seja, a mordida do paciente. Além disso, permite uma visualização totalmente fidedigna da boca do indivíduo que está sendo avaliado.
Geralmente, os dentistas solicitam a documentação ortodôntica antes dos pacientes iniciarem o uso de aparelhos para correção da oclusão e alinhamento dos dentes. Assim, é possível fazer os registros de forma periódica e acompanhar a evolução do tratamento.
Todos os exames de imagem na Odontologia são importantes e são indicados para situações específicas, conforme a solicitação do dentista.
Na Digilab Radiologia, você tem acesso a esses exames com excelente qualidade, tendo em vista que contamos com equipamentos altamente tecnológicos e profissionais extremamente qualificados.
Para esclarecimentos de dúvidas, informações e agendamentos, entre em contato (41) 3278-2872.
Quer saber mais sobre a Digilab, exames digitais, diagnósticos, tecnologia radiográfica, parceria e muito mais? Clique nos botões abaixo e siga a Clínica Digilab nas redes sociais.
Comentários